Botox® e Dysport®


Dra Tania Maria Patricio Conde

O Botox® e o Dysport® são marcas comerciais da toxina botulínica tipo A, aprovadas pela ANVISA e utilizadas para uso estético, por isso, são os nomes mais conhecidos. Existe também no Brasil o Prosigne® (China).

A principal aplicação da toxina botulínica tipo A é para a correção das rugas dinâmicas de expressão, sem a necessidade de um tratamento invasivo - como a cirurgia plástica, que são principalmente:

          (a) As rugas da testa

          (b) O sulco entre as sobrancelhas e

          (c) Os famosos "pés-de-galinha"

 

1-botox1       1-botox2a          1-botox3

  (a) Rugas da testa muito pronunciadas               (b) Sulco entre as sobrancelhas                                 (c) "Pés-de galinhas"


Por ser a primeira aprovada, Botox® tornou-se muito conhecido e, por isso, sinônimo do procedimento de correção de rugas.

 

Também é usada em indicações terapêuticas para o tratamento hiperidrose axilar e palmar, além de estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade.

 

A técnica é simples, rápida e consiste em injetar por meio de finíssimas agulhas a substância nos músculos responsáveis pelo aparecimento das rugas. Assim, se obtém uma paralisia temporária de músculos desnecessários com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

 

botox-apli

 

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

A seguir temos exemplos de alguns resultados ANTES e DEPOIS do tratamento:


1-a           1-d

 


3-a           3-d

 


2-a           2-d

 


4-a-d   


 1-botox_5-a-d


É importante salientar que não há uma mudança radical da aparência.

O objetivo é amenizar as linhas de expressão na região onde foi aplicado.

Procura-se um resultado natural e não aquela aparência exagerada e plastificada.

O grande segredo é a individualização do tratamento, com diferenças nas doses aplicadas e a criteriosa seleção dos pontos de aplicação em função das rugas a serem melhoradas.

  Patricio Conde


Perguntas e Respostas sobre o procedimento


 

1- O que é o Botox®?

É o nome comercial da Toxina Botulínica tipo A fabricado pelo laboratório Allergan (USA), que é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium Botulinum, que sob certas condições adequadas de laboratório, produz sorotipos diferentes de toxina, no qual o sorotipo A é liberado em pequenas doses para fiz estéticos.

Temos também a marca comercial Dysport fabricado pelo laboratório Ipsen (Inglaterra e França)

 

2- Como atua o “Botox”?

Quando aplicado em pequenas doses no músculo selecionado, o medicamento inibe a liberação de acetilcolina dos neurônios. A acetilcolina é um neurotransmissor responsável por levar os impulsos nervosos do cérebro aos músculos. Conseqüentemente, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

O medicamento bloqueia temporariamente o funcionamento do músculo em que foi injetado. O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Os músculos injetados não têm função para o corpo e são os que provocam as rugas. Com o relaxamento destes músculos se obtém o desaparecimento temporário das rugas.

 

3- Que profissional pode aplicar o Botox® / Dysport ®?

Somente os médicos especialistas experientes, os quais devem ter recebido orientação e treinamento na técnica de aplicação do medicamento são quem podem realizar esse procedimento, pois possuem conhecimento detalhado da anatomia dos músculos da face e experiência na aplicação.

Novos pontos de aplicação e técnicas são descritos a cada dia, por isso, além do saber aplicar, o médico deve manter-se constantemente atualizado cientificamente.

 

4- Quanto tempo começo a ver os resultados?

O resultado da paralisia muscular com o "Botox" acontece de 3 a 7 dias, sendo um possível complemento a partir de 14 dias, caso exista alguma assimetria, o que é raro.

 

5- Por quanto tempo duram os resultados do tratamento?

O tempo de duração do tratamento depende de paciente para paciente, isto é, da reação individual ao medicamento, da dose aplicada, do produto aplicado e do planejamento do médico.

Em média os efeitos duram de 4 a 6 meses.

Após este período, pode ser aplicada novamente para se manter o efeito, mas em longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair, mas depende de pessoa para pessoa.

 

6- O tratamento é caro?

É uma despesa que num primeiro momento parece não ser barata se o paciente considerar o custo de uma aplicação, pois a mesma é paga cumulativamente por um tratamento que dura de 4 a 6 meses, em vez de ser paga semanalmente, como é o caso dos gastos em salão de beleza com a pintura de unhas, depilação e com os cortes, tratamentos e pinturas de cabelo.

 

Se fizermos a soma anual dos custos poderemos nos surpreender, que o tratamento é equivalente ao que se gasta com salão de beleza.

 

O tratamento não tem exclusivamente o objetivo de corrigir temporariamente as rugas e sim, com o decorrer das aplicações, descondicionar o paciente a realizar movimentos faciais desnecessários. Portanto, após algumas sessões os resultados obtidos poderiam manter-se por um período mais longo, sem cirurgias, internações, cicatrizes ou perda de tempo.

 

7- Pode ser aplicado freqüentemente?

Não.

Os efeitos duram em média de 4 a 6 meses.

O paciente só pode receber nova aplicação após esse período, para evitar criar resistência à toxina.

O BOTOX ® não deve ser reaplicado imediatamente quando os movimentos começam a voltar, mas um pouco depois, quando as rugas começam a reaparecer que é o intervalo acima mencionado.

 

8- O procedimento de aplicação do Botox® / Dysport® é demorado?

Não é simples e rápido.

Após a consulta médica que avalia a necessidade do tratamento, dos esclarecimentos de dúvidas e da anamnese, em aproximadamente 30 minutos o procedimento é realizado no consultório através da aplicação de microinjeções nos locais das rugas.

 

9- A aplicação doi?

Durante a aplicação pode acontecer para alguns pacientes uma leve sensação de desconforto com a introdução da microagulha, porém, isto está diretamente ligado a sensibilidade de cada paciente.

A maioria dos pacientes não relata dor.

 

10- A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?

Não. Não há nenhuma alteração de sensibilidade.

O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores das rugas e sulcos de expressão.

 

11- A utilização de BOTOX ® é perigosa?

Não.

O medicamento é liberado pelo FDA (órgão americano controle de medicamentos, que é um dos mais rigorosos do mundo) e no Brasil pela ANVISA.

 

12- Quais são os efeitos colaterais e reações adversas?

Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação, e também a formação de pequena equimose ("mancha roxa") no local de uma ou outra picada da agulha.

Possibilidade de acentuação de bolsas palpebrais em pacientes que já as possui, caso o medicamento seja aplicado na região pré-orbital.
Os efeitos colaterais tem o mesmo tempo de duração do "Botox".

As reações adversas, como a ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior) pode ocorrer em raros dos casos, sendo reversível em um período de 2 a 8 semanas após a aplicação. Para evitar riscos de ptose palpebral, quem se submete à técnica não deve se deitar ou manipular os locais da aplicação durante 4 horas após o procedimento.

Não é nada definitivo!

 

13- Quais são as contra-indicações?

Presença de infecção nos locais de aplicação, indivíduos com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da formulação.

Gravidez e durante a amamentação;

 

14- O Botox causa dependência física ou psíquica?

Não. O medicamento é aplicado diretamente no músculo, não causando nenhuma dependência ou vício. Porém ser for reaplicado antes do intervalo recomendado pode criar resistência ao medicamento, necessitando de maiores doses no futuro.

 

15- O Botox® deixa a expressão facial artificial com aspecto “plastificada”?

Atualmente, com novas técnicas de aplicação podemos tornar a fisionomia a mais natural possível.

 

16- Quais são as orientações que devem ser seguidas após a aplicação?

Com o objetivo de evitar que a toxina se desloque para outros músculos próximos aos pontos de aplicação:

    - Não mexer com os músculos da face durante um período de 6 horas.

    - Não abaixe a cabeça e não deite durante um período de 6 horas.

    - Não realizar exercícios bruscos durante um período de 24 horas.

    - Não ficar tocando a face durante um período de 6 horas.

Evitar exposição ao sol recomenda-se o uso de filtro solar porque o objetivo é o rejuvenescimento facial.

No caso de pequeno inchaço e/ou hematoma, faça compressa gelada no local.


Procedimentos Médicos

Clique nos itens abaixo para ver.

  • Botox® e Dysport®
  • Preenchimentos (sulcos, lábios e rugas)
  • Bioplastia
  • Envelhecimento Cutâneo
  • Peelings químicos
  • Tratamento de Acne
  • Carboxiterapia 
  • Estrias, celulite e gorduras localizadas 
  • Aplicação de Laser   
  • Tratamento anti-tabagismo

  • Dra. Tania Maria Patricio Conde
    Dra Tania Maria Patricio Conde

    Dra Tania Conde             Dra. Tania Conde
     

    Consultório situado no Shopping Via Parque - Av. Ayrton Senna, 3000 Parte 3, Ed. Itanhagá sala 4103, Barra da Tijuca.
    O prédio fica sobre a loja C&C.

    Tel.: 3415-80423186-8242

      Site Map